Como único dono da Ford Company, ele se tornou um
dos homens mais ricos e conhecidos do mundo. No dia 16 de junho de 1903, dia da
fundação da Ford Motor Company, foi investido um capital de US$150 000 (em
valores da época), de doze sócios, sendo que US$28 000 foram investidos pelo
próprio Ford, com então 40 anos na época.
A ele é atribuído o "fordismo", isto é, a
produção em grande quantidade de automóveis a baixo custo por meio da
utilização do artifício conhecido como "linha de montagem", o qual
tinha condições de fabricar um carro a cada 98 minutos, além dos altos salários
oferecidos a seus operários — notavelmente o valor de 5 dólares por
dia, adotado em 1914.
Ford via no consumismo uma chave para a paz,
o que o levou certa vez a dizer: "o dinheiro é a coisa mais inútil do
mundo; não estou interessado
nele, mas sim no que posso fazer pelo mundo com
ele". Ele não confiava em contabilistas, tendo reunido uma das
maiores fortunas do mundo sem ao menos possuir auditoria em sua companhia.
A companhia teve sua primeira auditoria depois que Henry Ford II se
tornou seu diretor [carece de fontes].
O intenso empenho
de Henry Ford para baixar os custos resultou em muitas inovações técnicas e de
negócios, incluindo um sistema de franquias que instalou uma
concessionária em cada cidade da América do Norte, e nas
maiores cidades em seis continentes. Ford deixou a maior parte de sua grande riqueza para a Fundação Ford, mas providenciou para que sua família pudesse controlar a companhia permanentemente.
maiores cidades em seis continentes. Ford deixou a maior parte de sua grande riqueza para a Fundação Ford, mas providenciou para que sua família pudesse controlar a companhia permanentemente.
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