26 de setembro de 2012

A realidade monstruosa de barbatanas de tubarão


 Blogpost por Michael Baillie, Greenpeace África - 24 de setembro de 2012 às 11:41
Vi seis tubarões serem cortados por suas barbatanas de alguns dias atrás. E tão monstruosa como foi, eu sei que não vai fazer manchetes, não é notícia. Atualmente, as barbatanas de um número estimado de 26 a 73 milhões tubarões são vendidos a cada ano, que é de até 8.000 tubarões mortos de uma hora. “E o mercado está crescendo”.
Um tubarão é puxado para cima como captura acessória, no Oceano Índico.
Foi o que aconteceu durante a nossa inspeção segundo navio para o dia, desta vez foi um palangreiro japonês que estava fora de espécies atum e como. Éramos cerca de 200 km da costa, em uma área de água que as autoridades moçambicanas não muitas vezes podem patrulhar. Dois inspetores das pescas de Moçambique estavam conosco, autorizada a inspecionar o que estava sendo capturado e para ver se ele estava sendo gravado em conformidade com os regulamentos.

A tripulação a bordo, cerca de 20 ou assim, foi amigável o suficiente, e eles estavam apenas se preparando para transportar em suas linhas – os, suas incrivelmente longas linhas.
Estamos falando de uma linha de pesca 120 km de comprimento com uma linha mais curta que conduz a cada 40-50 metros. Cada uma dessas linhas de prata tem um gancho na extremidade de isca, 3.000 ganchos completamente.
Assim, o comprimento da linha é de uma hora em um carro rápido, passando por um gancho de cada 2 segundos. É alimentada na parte de trás do navio no início do dia e lentamente transportado em um pouco antes do pôr do sol.

Durante a inspeção, encontramos um rack de secagem barbatanas de tubarão que havia sido enforcado. Contei cerca de 30 conjuntos de nadadeiras, muitos deles ainda fresco. Licença do navio permite tubarões a ser capturados, mas barbatanas não pode ser mais do que 5% da captura de tubarões total. Tecnicamente tubarões são ainda classificados como “by-catch ‘- no papel que eles não são vistos como espécie-alvo da maneira que o atum é”.

Com muita frequência, os tubarões são capturados como capturas acessórias e barbatanas, ajudando impulsionar o desempenho econômico de barcos de pesca de atum. Greenpeace está em campanha mundial para mudar a forma como os peixes são capturados - podemos salvar os nossos oceanos e os tubarões se reduzir as capturas acessórias.

No entanto, como a demanda de barbatana de tubarão continua a aumentar, o mesmo acontece com o preço, e as barbatanas de tubarão têm se tornado uma commodity quente.   
No convés, as várias ferramentas e implementos foram todos definidos e as rodas começaram a puxar na linha. Eu estava em pé sobre uma plataforma elevada que olhou para baixo no convés de pesca, um pássaro-olho-vista de movimentos bem ensaiados da tripulação.

Não havia como falar ou gritar. A tripulação tinha certamente feito esta dança mil vezes antes, e eles continuar fazendo isso pelo menos para as próximas 12 horas, que é o tempo que leva para puxar em um trecho de 120 km de linha de tempo.



Nenhum comentário:

Postar um comentário